SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Recordar, repetir, elaborar e construir: a busca do objeto materno na análise de uma menina adotadaTrabalho psicanalítico: psicanálise e atividade de pressuposto básico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

DELOUYA, Daniel. Simbolismo e construção: o analista como porta-voz da cultura. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.4, pp.165-177. ISSN 0486-641X.

A atenção aos desafios da escuta na clínica e a constante preocupação que ela desperta, juntou-se, ocasionalmente, com uma discussão acerca do lugar do simbolismo na interpretação dos sonhos e na clínica psicanalítica como um todo. Relação e reflexão que esboçaram uma linha contínua entre o simbolismo e as construções em análise. Linha que desemboca, curiosamente, nos parâmetros da escuta psicanalítica, suas variantes e o modo pelo qual o analista se "encarrega" dos mesmos. O trabalho parte da oposição do simbolismo ao método inaugural da psicanálise, sua posterior acomodação nela e a maneira pela qual acaba conduzindo para construções em análise. Ambos, simbolismo e construções, enlaçam-se nos eixos constitutivos da vida psíquica, assim como nos da escuta psicanalítica. A articulação segue entremeada por ilustração de momentos clínicos de diferentes experiências da escuta, possibilitando aprofundar a reflexão sobre os alicerces desta e sua relação com as demandas e as estruturas clínicas.

Palavras-chave : simbolismo; construção; protofantasias; porta-voz; escuta.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )