SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número2Avaliação do comportamento de cutias Dasyprocta azarae e Dasyprocta leporina (Rodentia: Dasyproctidae) em cativeiro e semicativeiro em parques urbanos de Curitiba, Paraná, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista de Etologia

versão impressa ISSN 1517-2805

Resumo

HOSHINO, Katsumasa; CARAMASCHI, Sandro; CLAUDIA DA SILVA, Ana  e  MICHELAN, Lílian Daltro. Especialização hemisférica cerebral e assimetraias comportamentais: o lado da cama tem gênero?. Rev. etol. [online]. 2011, vol.10, n.2, pp.83-91. ISSN 1517-2805.

Dados acerca do lado da cama onde as mulheres dormem foram coletados para subsidiar a validade de um projeto amplo para determinar se esta atividade é lateralizada. Informações a respeito do lado que ocupam na cama de casal, sua lateralidade manual, o tempo de convívio do casal e outros itens adicionais foram coletados em amostra de 229 mulheres com idades de 20 a 65 anos. As frequências totais de ocupação nos lados da cama se mostraram estatisticamente equivalentes, porém o lado esquerdo mostrou ser significantemente (Χ2 = 5,44, 1 g.l., p<0,05) mais escolhido (70%) nos casos em que a escolha foi feita espontaneamente (i.e, não determinada por fatores impositivos). Conclui-se que os dados indicam a validade da pesquisa proposta que se insere na linha de estudos dedicados à compreensão dos mecanismos de funcionamento do sistema nervoso central.

Palavras-chave : Dominância lateral; Especialização hemisférica; Diferenças de gênero; Emoções.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )