SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Escola, Família e Relações Intergrupais: Representações e Identidade Social de Pessoas com Deficiência VisualCompreensões Fenomenológicas da Reexposição ao Trauma Sexual com Base nos Relatos de Mulheres índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

COSTA, Sheryl Andreatta da  e  HILLESHEIM, Betina. Ser Mulher Negra: Existência e Resistência nos Contos de Conceição Evaristo. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2022, vol.22, n.2, pp.505-522.  Epub 03-Maio-2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2022.68633.

O presente artigo pretende discutir, a partir do livro Insubmissas Lágrimas de Mulheres, de Conceição Evaristo (2016), os modos de existência e as brechas de resistência que se mostram possíveis na vida das personagens protagonistas dos contos: Isaltina Campo Belo, Shirley Paixão, Lia Gabriel e Maria do Rosário Imaculada dos Santos. A escolha desses contos pautou-se na identificação das encenações em que as vozes narrativas das mulheres protagonistas relatam as experiências e os enfrentamentos de diversas formas de violências em contextos de vulnerabilidade. Percorrendo os exercícios de escrevivência realizados por Evaristo, que nos permitem acesso a experiências reais ficcionalizadas das mulheres pobres, negras e periféricas silenciadas no cotidiano brasileiro, discute-se os modos de ser dessas mulheres diante das condições de vulnerabilidade e exposição à violência. Além disso, compreende-se que tais modos de subjetivação não se referem somente à sujeição e ao silenciamento, mas também dizem respeito a práticas de liberdade e movimentos de resistência. Sendo assim, as narrativas, ao mesmo tempo em que denunciam a vulnerabilidade dessas mulheres, também as distanciam da estigmatização dessas existências, afirmando a singularidade da vida e os enfrentamentos diante das situações de violência.

Palavras-chave : vulnerabilidade; violência; resistência; mulheres negras..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )