SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número2Pequenas destruições , danos irreparáveis: comentários aos modos sociais de vida no capitalismo pós - moderno; implicações na saúdeSexualidade e perversão entre o homossexual e o transgênero: notas sobre psicanálise e teoria Queer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista EPOS

versão On-line ISSN 2178-700X

Resumo

PEIXOTO JUNIOR, Carlos Augusto. Sobre o corpo-afeto em espinosa e Winnicott. Rev. Epos [online]. 2013, vol.4, n.2, pp.00-00. ISSN 2178-700X.

Este artigo tem como objetivo principal discorrer sobre as concepções de corpo e afeto nas obras de Donald Winnicott e Baruch de Espinosa, procurando estabelecer algumas aproximações entre as abordagens dos dois autores. Neste sentido, em Espinosa são abordados os conceitos de conatus e potência, assim como as relações entre corpo e mente, articulando-as com o lugar decisivo ocupado pelos afetos na sua teoria. Em Winnicott busca-se delimitar o lugar do corpo, procurando vinculá-lo à experiência de continuidade do ser. Neste segundo contexto são discutidos alguns conceitos fundamentais formulados pelo autor, tais como os de psique-soma, integração e personalização. Com isso busca-se destacar ainda a importância das noções de vida e imanência nas teorias do filósofo holandês e do psicanalista britânico, na tentativa de fundamentar com coerência a noção de corpo-afeto.

Palavras-chave : Espinosa; Winnicott; corpo; afeto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )