10 2Avaliação do comportamento de cutias Dasyprocta azarae e Dasyprocta leporina (Rodentia: Dasyproctidae) em cativeiro e semicativeiro em parques urbanos de Curitiba, Paraná, Brasil 
Home Page  


Revista de Etologia

 ISSN 1517-2805

HOSHINO, Katsumasa; CARAMASCHI, Sandro; CLAUDIA DA SILVA, Ana    MICHELAN, Lílian Daltro. Especialização hemisférica cerebral e assimetraias comportamentais: o lado da cama tem gênero?. Rev. etol. []. 2011, 10, 2, pp.83-91. ISSN 1517-2805.

Dados acerca do lado da cama onde as mulheres dormem foram coletados para subsidiar a validade de um projeto amplo para determinar se esta atividade é lateralizada. Informações a respeito do lado que ocupam na cama de casal, sua lateralidade manual, o tempo de convívio do casal e outros itens adicionais foram coletados em amostra de 229 mulheres com idades de 20 a 65 anos. As frequências totais de ocupação nos lados da cama se mostraram estatisticamente equivalentes, porém o lado esquerdo mostrou ser significantemente (Χ2 = 5,44, 1 g.l., p<0,05) mais escolhido (70%) nos casos em que a escolha foi feita espontaneamente (i.e, não determinada por fatores impositivos). Conclui-se que os dados indicam a validade da pesquisa proposta que se insere na linha de estudos dedicados à compreensão dos mecanismos de funcionamento do sistema nervoso central.

: Dominância lateral; Especialização hemisférica; Diferenças de gênero; Emoções.

        · | |     · |     · ( pdf )