23 1Características Cognitivas e Comportamentais Associadas à Distrofia Muscular de Duchenne: Revisão IntegrativaTerapia Cognitivo-Comportamental em Grupo: Estratégia de Psicoeducação com Estudantes de Enfermagem 
Home Page  


Estudos e Pesquisas em Psicologia

 ISSN 1808-4281

SEHN, Amanda Schöffel    LOPES, Rita de Cassia Sobreira. Função de Cuidar na Educação Infantil: Contribuições de Grupos de Discussão de Trabalho com Educadoras. Estud. pesqui. psicol. []. 2023, 23, 1, pp.205-225.   03--2024. ISSN 1808-4281.  https://doi.org/10.12957/epp.2023.75308.

As educadoras que atuam na Educação Infantil participam da subjetivação de bebês e crianças pequenas, o que pode ser extremamente exigente. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo oferecer um espaço de escuta para educadoras, com vistas a refletir sobre os desafios da função de cuidar de bebês e crianças bem pequenas na Educação Infantil. Foram realizadas duas edições de um grupo de discussão de trabalho, nas quais participaram cinco educadoras. O material produzido no grupo de discussão de trabalho, juntamente com relatos discutidos em supervisão, foi analisado qualitativamente, a partir de análise temática indutiva. Os resultados evidenciam que o cuidado exige presença, previsibilidade, intimidade e sensibilidade, o que, muitas vezes, é solicitado pelos próprios bebês/crianças que convocam o adulto. Entretanto, responder a essas demandas de forma individualizada num ambiente coletivo pode trazer desconforto, mal-estar e angústia. O grupo de discussão de trabalho oportunizou às educadoras tomarem consciência de como se utilizavam, por vezes, de um estilo de cuidado mais mecanizado e controlador, de forma a se protegerem dessas demandas. Em síntese, o bebê/criança desacomoda o adulto e o convoca a (re)pensar sobre seu fazer, apontando a importância de espaços de escuta e reflexão aos profissionais da educação.

: grupo de discussão de trabalho; educação infantil; função de cuidar; psicanálise..

        · | | |     · |     · ( pdf )