17 4Uma proposta de medida da qualidade dos recursos humanos em turismo 
Home Page  


Revista Psicologia Organizações e Trabalho

 ISSN 1984-6657

PARREIRA, Pedro Miguel Santos Dinis; CARVALHO, Carla Maria Santos de; MONICO, Lisete dos Santos    SANTOS, Ana Sofia Marques de Oliveira Pereira. Empreendedorismo no ensino superior: estudo psicométrico da escala oportunidades e recursos para empreender. Rev. Psicol., Organ. Trab. []. 2017, 17, 4, pp.269-278. ISSN 1984-6657.  https://doi.org/10.17652/rpot/2017.4.13736.

O empreendedorismo pode ser definido como a tentativa de criar um novo projeto, gerar o próprio emprego ou expandir um negócio já existente. Apesar de existirem diversas escalas de empreendedorismo, a maioria reporta-se à avaliação efetuada por empresas. O presente estudo visa testar as propriedades psicométricas da escala Oportunidades e Recursos para Empreender em estudantes do Ensino Superior, centrando-se nos fatores que influenciam o comportamento empreendedor. A escala foi administrada a 6532 estudantes do ensino politécnico. Foi realizada uma análise fatorial exploratória com metade da amostra dividida aleatoriamente, tendo emergido quatro fatores: F1-Disponibilidade de Recursos, F2-Estabilidade do Negócio, F3-Instabilidade Económica e Política e F4-Oportunidades de Negócio. Com a segunda amostra realizou-se uma análise fatorial confirmatória, tendo apresentado bons índices de ajustamento. O estudo sustentou a robustez psicométrica do instrumento em análise, demonstrando que os fatores do meio são percebidos pelos estudantes como importantes variáveis promotoras do empreendedorismo em Portugal.

: Empreendedorismo; Influências Empresariais; Fatores do Meio.

        · |     · |     · ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License