SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 número1Identidad social y protesta política en la transición democrática mexicanaCritères attributifs de sanction et “culture de métier”: approche comparative dans la justice naïve versus “experte” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Interamerican Journal of Psychology

versão impressa ISSN 0034-9690

Resumo

FERREIRA, Maria Cristina et al. Individualismo e coletivismo, percepções de justiça e comprometimento em organizações latino-americanas. Interam. j. psychol. [online]. 2006, vol.40, n.1, pp. 9-20. ISSN 0034-9690.

O presente trabalho investigou os efeitos das percepções de justiça no comprometimento afetivo e normativo, assim como o papel moderador do individualismo em tais relações. A amostra foi composta por 203 trabalhadores argentinos, 411 brasileiros e 383 mexicanos pertencentes a empresas públicas e privadas. Foi observado que a justiça processual e a distributiva relacionaram-se positivamente com o comprometimento afetivo e normativo, embora a justiça processual tenha apresentado maior poder preditivo. O individualismo não atuou como moderador em nenhuma das relações estudadas. Um resultado inesperado foi o efeito positivo do coletivismo no comprometimento afetivo. Os dados obtidos foram interpretados à luz dos modelos de dois fatores e sistema-agente de justiça organizacional. À guisa de conclusão, são discutidas implicações para a pesquisa e a prática na área.

Palavras-chave : Valores individualistas; Justiça organizacional; Comprometimento organizacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )