SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número49Imagens oníricas e suas representaçõesPsicanálise e mistério: o sonho de Nick Bantock índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

TARDIVO, Renato C.. Porvir que vem antes de tudo: reconciliação e conflito em Lavoura arcaica - literatura e cinema. Ide (São Paulo) [online]. 2009, vol.32, n.49, pp. 106-121. ISSN 0101-3106.

Este artigo insere-se no contexto do Laboratório de Estudos em Psicologia da Arte (LAPA-USP) e aborda a temática da correspondência das artes e a unidade dos sentidos. Assumindo a postura interdisciplinar preconizada pelo Laboratório, munido de referencial fenomenológico, estético e psicanalítico, procuro investigar o romance Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, e o filme homônimo, dirigido por Luiz Fernando Carvalho, atentando sobretudo para a correspondência estabelecida entre os dois registros. Mais especificamente, a partir da leitura do romance, abordo as condições para o surgimento do filme, debruço-me sobre a correspondência entre as obras e aporto de volta à linguagem, quando então discuto a temática da diversidade e da unidade do múltiplo encarnada em Lavoura arcaica.

Palavras-chave : Fenomenologia; Psicanálise; Literatura; Cinema; Lavoura arcaica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )