SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.33 número50Sobre cartas: uma garrafa lançada ao marA carta-relatório de Pero Vaz de Caminha índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ide

versão impressa ISSN 0101-3106

Resumo

LAMBRECHT, Marta Úrsula. Cartas da juventude: uma chave mestra?. Ide (São Paulo) [online]. 2010, vol.33, n.50, pp. 14-25. ISSN 0101-3106.

A autora resgata, através de um passeio a um pequeno município ao leste da Morávia, Príbor, o casarão em que transcorreram os três primeiros anos da vida de Sigmund Freud e sua família. Uma chave pendurada na fachada da casa é, para a escritora do texto, um paradigma da vida futura de quem foi o mestre da psicanálise. A infância do pequeno Sigmund deixa marcas nas cartas trocadas com um amigo íntimo, Eduard Silberstein, entre os anos 1871 e 1875. Lê-se, nas entrelinhas, o leque de sentimentos, inquietações e vicissitudes que o acompanham ao longo da puberdade. Conjecturas são tecidas pela autora, em relação à paixão e à renúncia do primeiro grande amor.

Palavras-chave : Primeira infância; Sigmund Freud; Cartas da juventude; Primeiro grande amor de Freud; 117 Schlossergasse.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License