SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 issue67-68Anatomy and destiny: the world upside down... A reflection upon the movieWhich way's down town, again? Notes about the global order of the unrest and refugees age author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

PERRINI, Cleuza Mara Lourenço. "Os retirantes" de Cândido Portinari: o esforço para ser humano é o que nos torna vivos. Ide (São Paulo) [online]. 2019, vol.41, n.67-68, pp. 275-281. ISSN 0101-3106.

A partir da tela de Cândido Portinari, "Os retirantes", fazemos uma analogia segundo a qual todos nós somos retirantes, após a cesura do nascimento, quando pisamos nesta terra pós-mundo uterino e que somos eternos imigrantes em busca da terra prometida. Propomos que Portinari agrupa a família em um holding físico, para nos dar a dimensão do emocional em curso e para acolher a dor dos retirantes, reunindo-os em um lugar para os tornar inteiros.Com uma vinheta clínica e através da letra de uma música, transitamos sobre a capacidade da cura, como "cuidado" para pensarmos a estrutura que permite separação e ligação entre objetos internos e externo em vez de fusão ou fragmentação.

Keywords : Imigrante; Cura; Holding; Fragmentação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License