SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número67-68Anatomia e destino: o mundo de pernas pro ar... e não só pernas: uma reflexão a partir do filme Bixa TravestyOnde fica mesmo o centro? Notas sobre a ordem global do mal-estar e a Era dos Refugiados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ide

versión impresa ISSN 0101-3106

Resumen

PERRINI, Cleuza Mara Lourenço. "Os retirantes" de Cândido Portinari: o esforço para ser humano é o que nos torna vivos. Ide (São Paulo) [online]. 2019, vol.41, n.67-68, pp. 275-281. ISSN 0101-3106.

A partir da tela de Cândido Portinari, "Os retirantes", fazemos uma analogia segundo a qual todos nós somos retirantes, após a cesura do nascimento, quando pisamos nesta terra pós-mundo uterino e que somos eternos imigrantes em busca da terra prometida. Propomos que Portinari agrupa a família em um holding físico, para nos dar a dimensão do emocional em curso e para acolher a dor dos retirantes, reunindo-os em um lugar para os tornar inteiros.Com uma vinheta clínica e através da letra de uma música, transitamos sobre a capacidade da cura, como "cuidado" para pensarmos a estrutura que permite separação e ligação entre objetos internos e externo em vez de fusão ou fragmentação.

Palabras clave : Imigrante; Cura; Holding; Fragmentação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License