SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue69Unwanted from us: a few considerations about death, mourning work and capability of love nowadaysSoul in mud... moving: psychoanalysis in discursive inconfidences author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ide

Print version ISSN 0101-3106

Abstract

CHAUI-BERLINCK, Luciana  and  ANTUNEZ, Andrés Eduardo Aguirre. Em torno das questões de gênero e mudanças na perspectiva das relações com o corpo. Ide (São Paulo) [online]. 2020, vol.42, n.69, pp. 133-150. ISSN 0101-3106.

O presente artigo trata de questionamentos surgidos da clínica psicanalítica de um dos autores sobre o que é o corpo e sobre as questões de gênero. Começamos nosso caminho investigatório pela obra do filósofo Maurice Merleau-Ponty e seu pensamento sobre o corpo. Em seguida fazemos uma breve revisão das ideias de alguns autores importantes no campo dos estudos de gênero, como Joan Scott e Judith Butler. Também verificamos como a psicanálise se insere nas questões de gênero e qual a importância desses estudos para ela. E, desse modo, concluímos que ocorre a inauguração de uma nova era na qual não mais encerramos os sujeitos em categorias de gênero. Isso nos abre para o desafio, que ainda iremos seguir em nossa investigação, de compreender teoricamente e fora das chaves do binarismo e da heteronormatividade essas singularidades.

Keywords : Corpo; Questões de gênero; Merleau-Ponty; Psicanálise.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License