SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número69Em torno das questões de gênero e mudanças na perspectiva das relações com o corpoEscuta psicanalítica de imigrantes: uma proposta clínica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Ide

versión impresa ISSN 0101-3106

Resumen

ROMERA, Maria Lúcia Castilho. Alma em lama... movente: psicanálise em inconfidências discursivas. Ide (São Paulo) [online]. 2020, vol.42, n.69, pp. 151-158. ISSN 0101-3106.

A partir de considerações sobre a condição do analista de estrangeiro no trânsito, sempre em movimento, que lhe é destinado pelo ofício da interpretação no campo transferencial, procurar-se-á delinear as estruturas da angústia no mundo hoje. Um relato clínico servirá de parâmetro para adentrarmos nas formas de relação que vêm se estabelecendo e que trazem a marca da prevalência da pulsão de morte. Esta se expressa na desconsideração para com o outro-alteridade e pela verdade falseada que nos é imposta. Nesse sentido, toma-se a tragédia-crime em Brumadinho como emblemática da lógica das relações vigentes, ou seja, a alma em lama. O conceito de verdade na tensão entre invenção-descoberta (I / V / D) será abordado.

Palabras clave : Psicanálise; Campo transferencial; Angústia; Verdade; Estranho.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License