SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 número2Ato teórico, ato éticoA dor como sinal da presença do corpo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Tempo psicanalitico

versión impresa ISSN 0101-4838

Resumen

FROES, Henrique  y  VIANA, Terezinha de Camargo. As noções de inconsciente derivadas da teoria da defesa: primeiras elaborações freudianas. Tempo psicanal. [online]. 2013, vol.45, n.2, pp. 267-285. ISSN 0101-4838.

O artigo analisa as mudanças que a noção de inconsciente sofre nos primeiros trabalhos de Freud com a introdução do conceito de recalque. Tomando como base o modelo de divisão da consciência concebido na chamada primeira psiquiatria dinâmica, Freud introduz alterações significativas no entendimento sobre os mecanismos que provocam o surgimento da "segunda consciência" e sua ação patológica, além de determinar o caráter sexual do material que dá origem ao inconsciente. O artigo também mostra como as mudanças na técnica terapêutica e a formulação do conceito de resistência levou Freud a abandonar o modelo da divisão da consciência e a conceber o primeiro modelo psíquico da história da psicanálise.

Palabras clave : inconsciente; Freud; história; histeria.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )