SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número2O nordeste e os nordestinos representados no Rio de Janeiro: Uma análise em torno das produções de memória e identidade presentes na feira de São Cristóvão e na feira de CaxiasA variante menor em Deleuze: uma minoração da linguagem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Tempo psicanalitico

versão impressa ISSN 0101-4838versão On-line ISSN 2316-6576

Resumo

SALZTRAGER, Ricardo. Por uma visada clínico-política da homossexualidade. Tempo psicanal. [online]. 2022, vol.54, n.2, pp. 441-456. ISSN 0101-4838.

A proposta do artigo é analisar o ato de enunciar-se homossexual como um ato clínico-político. Em um primeiro momento, nos voltamos para o processo de constituição da homossexualidade pelo saber psiquiátrico em meados do século XIX. Em seguida, questionamos como é possível resistir a estas concepções médicas que vieram a classificar a homossexualidade como uma anormalidade. Por fim, destacamos que o próprio ato de se enunciar homossexual merece ser visto como um ato de resistência que vem a propiciar ao sujeito certa elaboração de suas questões, promovendo, concomitantemente, certa ressignificação na concepção de homossexualidade.

Palavras-chave : Homossexualidade; Foucault; clínica psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License