SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue82"Enemy" of civilized sexual morality and good customs: reflections on a strange portrait of a womanWhat types of violence inhabit us? A path where history has effects of corrosion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Reverso

Print version ISSN 0102-7395

Abstract

HENDERSON, Guilherme  and  CHATELARD, Daniela. Considerações sobre a divisão do sujeito e do objeto nas escolhas amorosas. Reverso [online]. 2021, vol.43, n.82, pp. 35-42. ISSN 0102-7395.

A clínica psicanalítica não se restringe à aplicação de uma técnica de redução de sintomas. O analista escuta narrativas, fantasias que se repetem na história individual e familiar. Escolher uma companhia amorosa pode impor ao sujeito dificuldades, não necessariamente sintomáticas, mas que possuem uma estrutura lógica inconsciente. O objetivo deste artigo é analisar dois exemplos do texto O mito individual do neurótico (1952) e, à luz dos trabalhos de Freud e Lacan sobre a psicologia do amor, propor uma compreensão daquilo que cria problemas na escolha amorosa: sintomas e fantasias.

Keywords : Sintoma; Fantasia; Escolha amorosa.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License