SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número70Sobre el proceso de la transmisión psicoanalítica en un informe de candidato del instituto "Durval Marcondes" del SBPSP: investigación cualitativaLos hombres no quieren curarse: resistencias en el psicoanálisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

MAUTNER, Anna Verônica. Fantasias a propósito das origens judaicas da psicanálise. J. psicanal. [online]. 2006, vol.39, n.70, pp. 199-202. ISSN 0103-5835.

Freud nasceu e viveu em um universo geopolítico onde população local e judeus viviam próximos fisicamente, distantes culturalmente e mutuamente intolerantes. A sua imersão concomitante na cultura local e na judaica foi levada por ele para a universidade em Viena, onde entrou em contato com o mundo moderno da ciência médica. Seus estudos e pesquisas foram influenciados por estes conflitos latentes. É neste turbilhão de culturas, intolerantes entre si, que tem lugar o nascimento da psicanálise, que vai procurar entender o mundo e resolver conflitos sem recorrer à noção de culpa, muito pelo contrário, dando ênfase à compreensão e intimidade, e não ao perdão.

Palabras clave : Culpa; Terapia da intimidade; Mudança psíquica sem perdão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License