SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número70Representações de valores humanos de alunos de 5ª à 8ª séries do ensino fundamental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

FAGALI, Eloisa Quadros. Múltiplos sentidos do terapêutico: intervenções psicopedagógicas em diferentes contextos e influências das forças culturais. Rev. psicopedag. [online]. 2006, vol.23, n.70, pp. 2-14. ISSN 0103-8486.

Este artigo fornece elementos para reflexões psicopedagógicas, a partir de pesquisas qualitativas e um estudo comparativo entre três pesquisas psicopedagógicas, realizadas em diferentes contextos. O estudo faz reflexões sobre essas questões: a ecologia experimental do desenvolvimento humano (Bronfenbrenner)1; o significado da relação terapêutica, e diferentes relações de ajuda, especialmente a relação terapêutica psicopedagógica (Buber)2, (Wilber)3; a influência do contexto cultural (Maturana)4-6, (Morin)7,8; e dos mitos sobre o processo de aprendizagem (Jung)9, (Byington)10. O texto focaliza a importância da integração e transição no processo de aprendizagem e na relação terapêutica (Fagali)11-15.

Palabras clave : Aprendizagem; Mitos; Diversidade cultural; Psicologia educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License