SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 número80Amostra de desempenho de estudantes do ensino fundamental em testes de atenção e funções executivas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Psicopedagogia

versão impressa ISSN 0103-8486

Resumo

FAGALI, Eloisa Quadros. Desenvolvimento infantil facilitação do meio (holding): violências, resiliência e estilos cognitivo-afetivos. Rev. psicopedag. [online]. 2009, vol.26, n.80, pp. 175-187. ISSN 0103-8486.

Este texto aborda a importância do processo maturacional e a facilitação do meio no desenvolvimento das crianças, segundo a teoria psicanalítica de Winnicott1,2,3 e Gilberto Safra4,5,6. O estudo focaliza as distorções de relacionamentos "crianças-família- escola-cultura" , e diferente violências, colocando ênfase na possibilidade de integração humana e criação cultural. A pesquisa discute aspectos essenciais para a aprendizagem eficiente na família, escola, comunidade e terapias. Este trabalho apresenta a satisfatória "relação criança- mãe", o "holding", os diferentes estilos cognitivos-afetivos (Carl Jung,7 Won Franz,8 e os processos arte-terapêuticos (Fagali)9,10; abrindo portas para a aprendizagem de psicopedagogos e crianças.

Palavras-chave : Processo de maturação; Função Materna; Holding; Violência; Resiliência; Aprendizagem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License