SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 número117  suppl.1No confinamento em tempo de pandemia: O que aprendi com as psicopedagogas?É possível a realização de rodas de conversa on-line?: Reflexões sobre a experiência das Rodas/Redes da ABPP PR índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Psicopedagogia

versión impresa ISSN 0103-8486

Resumen

DANTAS, Éder da Silva  y  LIMA, Ana Paula Rosa de. O ensino remoto emergencial e o uso de metodologias ativas de aprendizagem: um estudo de caso no curso de Psicopedagogia da UFPB. Rev. psicopedag. [online]. 2021, vol.38, n.117, suppl.1, pp. 123-133. ISSN 0103-8486.  http://dx.doi.org/10.51207/2179-4057.20210050.

Este artigo busca analisar a experiência da monitoria no ensino remoto emergencial no processo de aprendizagem de estudantes do curso de graduação em Psicopedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em especial a turma do componente curricular Políticas de Educação Inclusiva. Com a pandemia do coronavírus, as redes e instituições de ensino substituíram, às pressas, o ensino presencial pelo ensino remoto ou híbrido, implementando estratégias voltadas a garantir a aprendizagem, no contexto do isolamento físico daqueles que aprendem. A experiência em estudo buscou substituir as práticas de interação presencial por metodologias ativas e ações voltadas a promover uma aprendizagem colaborativa, mediadas pelo professor e pela monitoria, em ambientes virtuais de aprendizagem, incorporando o uso de ferramentas digitais. Muito embora as ações tivessem um caráter emergencial/improvisado, os resultados foram considerados satisfatórios dado que permitiram uma maior participação/envolvimento dos aprendentes nas atividades e uma maior interação professor/monitoria/alunos e entre alunos/alunos.

Palabras clave : Ensino Remoto; Tecnologias; Mediação; Metodologias Ativas; Aprendizagem Colaborativa.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License