SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número2As novas formas de concepção e a produção de subjetividade: a propósito de um caso clínicoPesquisando conceitos e tendências em psicoterapia e psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

LEVINZON, Gina Khafif. Diário de um espelho: a relação analítica e a construção primordial de um psiquismo. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.2, pp. 99-114. ISSN 0486-641X.

Cada vez mais, no trabalho psicanalítico, deparamo-nos com pessoas que se caracterizam pela inacessibilidade no contato e pela grande fragilidade do ego em lidar com as pressões externas e internas. A autora aborda o tema a partir do caso clínico de uma menina que apresentava intenso retraimento, com grandes prejuízos para sua relação com as pessoas que a rodeavam. Na situação analítica, a paciente se negava a interagir e a falar com a analista por um longo tempo, atribuindo sua resistência ao sentimento de vergonha. É examinada a configuração narcísica presente nesse estado afetivo, assim como o manejo técnico utilizado para estabelecer um canal de aproximação que favorecesse um vínculo mais consistente. Criou-se, a partir da construção conjunta da dupla analítica, uma espécie de espelho vivo, que permitiu a construção gradual de uma estruturação narcísica mais integrada. Aos poucos, a paciente pôde se desenvolver, abandonar seu estado de mutismo e abrir portas para sua criatividade e espontaneidade.

Palavras-chave : Estados fronteiriços; Vergonha; Espelho; Técnica psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License