SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.41 número3Confiança: a experiência de confiar na clínica psicanalítica e no plano da culturaTraçados de linhas de memória e de observação da natureza da mente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

COELHO JR., Nelson E.  e  BARONE, Karina Codeço. A importância da teoria de Winnicott sobre a comunicação para a construção do significado ético da psicanálise. Rev. bras. psicanál [online]. 2007, vol.41, n.3, pp. 88-100. ISSN 0486-641X.

A teoria de Winnicott sobre a comunicação contempla uma dimensão paradoxal. Ao reconhecer diferentes necessidades do self individual, Winnicott salienta tanto a necessidade de que o sujeito possa comunicar-se com os objetos, como a necessidade de que certos aspectos do self permaneçam continuamente não-comunicados. A autenticidade e a vitalidade do espaço terapêutico derivam da manutenção desse paradoxo entre comunicar-se e não se comunicar no diálogo psicanalítico. A ética do método psicanalítico sustenta-se nesse equilíbrio paradoxal de comunicação.

Palavras-chave : Comunicação; Winnicott; Ética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License