SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3“Recluso numa casca de noz”: pensamentos sobre complexidade, reducionismo e “espaço infinito” índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

CORBELLA, Silvia. Encontros e solidões do nosso tempo. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.3, pp. 149-167. ISSN 0486-641X.

A adolescência, o amor e a velhice, como etapas de transição, são mais difíceis de serem enfrentadas no nosso mundo contemporâneo do que já o foram em outros momentos históricos. É tarefa dos terapeutas de grupo aceitar o desafio desses ciclos de vida e evitar a privatização dos momentos difíceis, aceitando a infelicidade como emoção inevitável, mas também elaborável. A raiva e o riso, o recordar, o esquecer e o perdoar, possíveis no pequeno grupo terapêutico, poderiam permitir a um grupo social mais amplo uma saída para os tempos de aridez e trevas. A sociedade globalizada de hoje poderia ser comparada a uma comunidade portuária. Em várias culturas, o porto é metáfora de lugares capazes de acolhimento e de um espaço que permite a integração entre condições de assentamento (cuidado, capacidade de espera, amor ao ambiente) e condições de nomadismo (tenacidade, hoSPItalidade, coragem, liberdade e memória narrativa).

Palavras-chave : Encontro; Solidão; Adolescência; Amor; Velhice; Raiva; Riso; Grupo terapêutico; Comunidade portuária.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License