SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue4Analytical listening of the psychic bisexualityThe political dimension of motherhood author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

FINGERMANN, Dominique Touchon. Encontro com o feminino: Hilda Hilst e outras. Rev. bras. psicanál [online]. 2008, vol.42, n.4, pp. 85-92. ISSN 0486-641X.

Se o ponto de partida da psicanálise foi o “feminino”: a escuta das mulheres e de suas conversões no corpo de algo mal dito do sexo (histeria), Freud concluiu a sua obra deixando a questão do feminino em aberto como “continente negro”. Por outro lado, o “falocentrismo” freudiano tão criticado pelas feministas não permite discernir o próprio do feminino, já que se a mulher é desejante e castrada (como o homem), inclusive na maternidade, ela permanece referenciada ao masculino - e ao falo (inclusive na sedução - mascarada). No entanto, na experiência psicanalítica, cotidianamente, e também através da literatura ocasionalmente, temos notícia de algo radicalmente “heteros” nessa sexualidade, algo descabido, desobediente a essa lei fálica, “um gozo suplementar” - diria Lacan.

Keywords : Feminino; Heterossexualidade; Gozo fálico; Alteridade; Falo; Desmedida.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License