SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 issue2Problems of collegial learning in psychoanalysis: narcissism and curiosityPulsion and compulsion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

LEOPOLD, Nosek. O infinito e o corpo: notas para uma teoria da genitalidade. Rev. bras. psicanál [online]. 2009, vol.43, n.2, pp. 139-158. ISSN 0486-641X.

Depois de uma cirurgia em que extrai o útero, os ovários e as trompas, uma paciente se questiona: para onde vão os produtos do sexo, agora que sua vagina se tornou um “saco de fundo cego”? A pergunta leva o autor a rever o conceito de genitalidade e a propor uma nova articulação entre a singularidade absoluta de cada gesto psicanalítico e a universalidade do que ele chama “anseio metapsicológico”. A argumentação se apoia na noção de infinito pensada por Levinas: o infinito é um peculiar objeto de investigação, pois, se puder ser abarcado por um conceito, deixa de existir. A alteridade radical do inconsciente impõe a analogia: também ele traumatiza seu conceito. Com essa equiparação, a teoria e a clínica psicanalíticas são vinculadas a uma ética derivada não do conhecimento positivo, mas da recepção do outro em seu direito próprio - torno-me refém do infinito, permito que o outro me traumatize. Configura-se aí uma noção de conhecimento em que a ética precede a ontologia. A construção de sentido se dará na conjunção entre a atenção flutuante - essa permanente disposição ao traumatismo - e a associação livre - uma disposição a ser como não se pode ser em nenhum outro lugar. Enquanto busco apreender a alteridade, ela busca ser apreendida por mim e em mim; ela busca em mim o conceito de si. Isso corresponde à realização da ideia de infinito no finito. Podemos chamá-la de desejo - um desejo que se atira no infinito percorrendo o trajeto do trauma, o caminho sem passado, sem memória. A construção de sentido estará aqui sob a égide do genital, o único modo da sexualidade em que o desejo não abarca a alteridade.

Keywords : Clínica; Construção de sentido; Ética; Genitalidade; Infinito; Metapsicologia; Trauma.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License