SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.44 número4Antropología ataca narcisismoDel niño del carretel al niño de la isla: desafíos para el concepto de transferencia y desdoblamientos a partir de la clínica de los estados primitivos de la mente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

HAUDENSCHILD, Teresa Rocha Leite. Produções oníricas e expansões de continência psíquica e do pensar na análise de um adolescente. Rev. bras. psicanál [online]. 2010, vol.44, n.4, pp. 37-58. ISSN 0486-641X.

A partir da análise de um adolescente com falhas de continência primária a autora mostra como, contando com a capacidade de rêverie e continência da analista, o paciente vai constituindo sua autocontinência psíquica. Por meio da compreensão afetiva das relações pré-genitais e genitais com a mãe, o pai e o casal parental, vão surgindo integrações das imagos "boas" e "más" do casal e de si mesmo, como também expansão de seu continente mental. Durante o processo analítico podem observar-se momentos de "virada" (J.M. Quinodoz, 2001), marcados por imagens, relatos e sonhos que, ainda que pareçam primitivos e regressivos, assinalam uma significativa mudança estrutural na vida psíquica do paciente. Essa mudança se dá pela integração tanto de aspectos do self cindidos, negados e inibidos, quanto de aspectos que surgem pela primeira vez na análise. A intenção da autora é focar o trabalho do sonho e do pensar do paciente, cujos frutos, amadurecidos no encontro analítico, vão mostrando o paulatino desenvolvimento de sua capacidade de pensar e simbolizar, de conter e expressar sua própria realidade psíquica, como também o desenvolvimento de sua personalidade.

Palabras clave : psicanálise de adolescentes; trabalho do sonho; pensar; continente; rêverie; fatos selecionados; mudança psíquica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )