SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.45 issue1Music, sublimation and language of the unconsciousThe analyzing situation and the contemporary clinical variety author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

OLIVEIRA, Alda Regina Dorneles de et al. Jonathan, de Jordan e Ridley Scott: alguns comentários psicanalíticos. Rev. bras. psicanál [online]. 2011, vol.45, n.1, pp. 125-136. ISSN 0486-641X.

O relatório Situação Mundial da Infância 2006 da UNICEF - Excluídos e Invisíveis, divulgou a fragilidade a que estão expostas as crianças do planeta. Desejando ampliar a visibilidade desse documento, a produtora Chiara Tilesi, no filme Crianças Invisíveis, reuniu diretores de cinema para apresentarem suas versões sobre o tema. O presente texto resulta das ressonâncias em cada um dos autores ao assistirem Jonathan, de Ridley e Jordan Scott, um dos curtas-metragens que compõem Crianças Invisíveis. Seguindo a cadeia de transformações acionadas pelas imagens de Jonathan - especialmente, pelo modo como é retratado o tormento de um repórter fotográfico quando confrontado com a realidade da guerra - os autores, ao lado de reflexões teóricas e clínicas, ponderam sobre o que representa testemunhar a dor do outro, sobre alguns caminhos possíveis para promover a elaboração dessa terrível tarefa e concluem refletindo sobre as vicissitudes do sofrimento no trabalho do analista com seu paciente.

Keywords : psicanálise e cinema; cesura; capacidade negativa; rêverie; resignificação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License