SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4A arte de ser criança: o brincar infantil e o fazer artístico à luz da psicanáliseComo conversar sobre nossos pacientes? Formulações: a comunicação escrita de nossas experiências psicanalíticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MIGLIAVACCA, Eva Maria. Visão interior, demônios e bons objetos: o analista diante de si mesmo na decisão de analisar. Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 149-162. ISSN 0486-641X.

Este trabalho contém o relato de uma experiência clínica envolvendo a decisão de aceitar ou não em análise um jovem que despertou em mim fortes sentimentos conflitantes. Inspirada por associações com a figura de Satã, de O paraíso perdido, de John Milton, focalizo essencialmente o processo interno vivido por mim, destacando o que chamarei de visão interior e sua relação com o conceito kleiniano de bom objeto internalizado. Detenho-me no relato da sessão e estendo-me em reflexões posteriores, que possibilitaram minha organização pessoal daquela experiência.

Palavras-chave : visão interior; bom objeto; Klein; O paraíso perdido; John Milton.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License