SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.46 número4Visão interior, demônios e bons objetos: o analista diante de si mesmo na decisão de analisarUma breve arqueologia do conceito de gozo na clínica lacaniana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

SARTI, Renata. Como conversar sobre nossos pacientes? Formulações: a comunicação escrita de nossas experiências psicanalíticas. Rev. bras. psicanál [online]. 2012, vol.46, n.4, pp. 163-172. ISSN 0486-641X.

Entre várias práticas necessárias para a constante formação de um psicanalista, apresento formulações a respeito de como conversar sobre nossos pacientes, especialmente por meio da comunicação escrita. Esta - mediante suas características de imobilidade - envolve riscos de rigidez, classificação e empobrecimento. A importância da comunicação de nossas experiências analíticas, da compreensão de aspectos arcaicos e dimensões subjacentes de nossa mente apontam para complexos limites no alcance de tais especificidades da psicanálise, sem cair em rigor científico - e, em outro extremo, em uma banalização da linguagem. A partir da experiência em redigir sobre uma relação analítica, formulo questões e discuto possibilidades de aproximação entre o experienciado e o escrito. Somada à importância de suportes teóricos, acredito na necessidade de desenvolver o psicanalista sua própria linguagem, única e criativa em cada experiência analítica, a cada momento desta e na maneira de comunicá-la.

Palavras-chave : comunicação escrita; experiência psicanalítica; dimensões psíquicas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License