SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 issue1A critique on the concept of unconscious from the perspective of the Multiple Fields Theory: implications for the psychoanalytical practiceStudy and investigation of archaic traces in drawings: new methods author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

GETLINGER, Patricia Vianna. A mulher-calopsita: sobre agir e simbolizar em um processo analítico. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.1, pp. 161-172. ISSN 0486-641X.

Este artigo procura colocar em discussão a transformação de processos agidos em processos de simbolização no campo transferencial-contratransferencial. A partir da apresentação de um caso clínico, o trabalho focaliza a experiência contratransferencial e seu poder de fornecer níveis fundamentais de comunicação inconsciente; privilegia, no contato da dupla analista e paciente, os elementos não verbais (corporais, musculares, sensoriais, interações cinestésicas, o tom de voz e a cadência etc) em seu potencial comunicativo e, no horizonte, simbolizante; defende que, em casos mais graves, é a experiência compartilhada de situações traumáticas angustiantes e o engajamento do próprio trabalho de simbolização da analista (contratransferência simbolizante) que podem vir a gerar, progressivamente, níveis de simbolização primária (representação da coisa) e níveis de simbolização secundária (representação da palavra).

Keywords : contratransferência; agieren; comunicação não verbal; corpo; simbolização.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License