SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.48 número1Uma crítica ao conceito de inconsciente a partir da Teoria dos Campos: implicações para a clínica psicanalíticaEstudo e investigação de traços arcaicos em desenhos: novos métodos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

GETLINGER, Patricia Vianna. A mulher-calopsita: sobre agir e simbolizar em um processo analítico. Rev. bras. psicanál [online]. 2014, vol.48, n.1, pp. 161-172. ISSN 0486-641X.

Este artigo procura colocar em discussão a transformação de processos agidos em processos de simbolização no campo transferencial-contratransferencial. A partir da apresentação de um caso clínico, o trabalho focaliza a experiência contratransferencial e seu poder de fornecer níveis fundamentais de comunicação inconsciente; privilegia, no contato da dupla analista e paciente, os elementos não verbais (corporais, musculares, sensoriais, interações cinestésicas, o tom de voz e a cadência etc) em seu potencial comunicativo e, no horizonte, simbolizante; defende que, em casos mais graves, é a experiência compartilhada de situações traumáticas angustiantes e o engajamento do próprio trabalho de simbolização da analista (contratransferência simbolizante) que podem vir a gerar, progressivamente, níveis de simbolização primária (representação da coisa) e níveis de simbolização secundária (representação da palavra).

Palavras-chave : contratransferência; agieren; comunicação não verbal; corpo; simbolização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License