SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue2The Wolf Man: dreams and nightmaresPsychoanalysis and literature: about the nightmare author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

FILHO, Luiz Carlos Uchôa Junqueira. O "estranho encontro" entre o fantasma de Wilfred Bion e a alma de Wilfred OwenThe "strange meeting" between Wilfred Bion's ghost and Wilfred Owen's soulEl "extraño encuentro" entre el fantasma de Wilfred Bion y el alma de Wilfred Owen. Rev. bras. psicanál [online]. 2015, vol.49, n.2, pp. 49-62. ISSN 0486-641X.

O disparador deste artigo foi o poema "Strange meeting", de Wilfred Owen - considerado o maior poeta inglês da Primeira Guerra Mundial -, que relata de forma dramática o "estranho encontro", no Inferno, de dois soldados. Adotando os conceitos de consternação e verdade como símbolos de sua cruzada, o poeta, em seu curto tempo de vida, dedicou-se a expressar sua indignação com a futilidade da guerra. Algo parecido ocorreu com o psicanalista Wilfred Bion, que, como sabemos, relatou o aprendizado emocional auferido na guerra em suas autobiografias, em especial a sensação de ter virado um fantasma assombrado pela culpa de não ter morrido como a maioria de seus companheiros. Neste texto, parodiando o poema, imagina-se um encontro entre o fantasma de Bion e a alma de Owen.

Keywords : consternação; verdade; futilidade da guerra; estranho encontro.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License