SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número4Silêncio de morte e silêncio de vida na arte e na clínicaOs sentidos do silêncio índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MAGAGNA, Jeanne. De boca fechada: comunicação além das palavras.Traduzido porTania Mara Zalcberg. Rev. bras. psicanál [online]. 2016, vol.50, n.4, pp. 101-118. ISSN 0486-641X.

Temos nos preocupado com a criança que não fala tentando colocar palavras em sua boca. Mas quanto mais as forçamos, mais firmemente suas bocas podem se fechar. Às vezes, nos colocamos em posição de ensinar a criança a falar. Por fim, reconhecemos que uma relação não se refere a palavras; trata-se do desejo de alcançar o outro, oferecer-se ao outro, para encontrar algum sentido em conjunto, para compreender quais são os obstáculos à formação de um bom relacionamento com os outros. As palavras da criança podem ser úteis em uma terapia, mas elas não são o ingrediente essencial. Este texto vai examinar as defesas autísticas em crianças com dificuldades alimentares, mantendo o foco na comunicação além das palavras.

Palavras-chave : onipotência primitiva; regressão; rejeição; trabalho parental; aflição.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License