SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue1Exiles and repatriations: among generative paths of fertilizationBelonging here and coming from there; belonging there and living here: Narratives and displacements author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

FUKS, Betty Bernardo. Vozes do exílio: sobre o impossível da identidade. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.1, pp. 32-45. ISSN 0486-641X.

O presente estudo aborda o tema do exílio à luz da psicanálise, tendo como fio condutor a declaração de Freud de que, durante sua infância, a leitura da Bíblia havia exercido uma grande influência em seu pensamento. Retomando algumas das narrativas ancestrais do Antigo Testamento que testemunham o fenômeno da errância, a repetição de um êxodo sempre refeito, a autora mostra que, em O homem Moisés e a religião monoteísta, Freud, ao construir a origem egípcia do profeta maior dos judeus, contrapõe a condição humana de estrangeiro à noção de identidade. O estrangeiro na constituição do eu é o ponto sobre o qual essa última grande obra reitera o princípio psicanalítico de que a origem do sujeito, individual e coletivo, advém do Outro, do heterogêneo em relação a si mesmo.

Keywords : exílio; diáspora; estrangeiro; identidade; identificação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License