SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número1Em busca de uma experiência estética em psicanálise: sonho, trabalho de sonho-alfa e sonhar-a-doisO sujeito em exílio: entre o ser da intimidade e o ser da violência política extrema índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

GRANA, Roberto B.. Winnicott, Deleuze e o declínio da interpretação. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.1, pp.150-164. ISSN 0486-641X.

Seguindo a linha da crítica da interpretação, desenvolvida em seus escritos mais recentes, o autor propõe uma aproximação teórica entre Donald Winnicott e Gilles Deleuze, concedendo especial atenção à perspectiva imanentista que orienta seus pensamentos atendendo necessidades específicas de seus campos de investigação. Aponta ainda a presença, em suas obras, de uma suspeita fundamental no que concerne à conveniência da interpretação de significados inconscientes e à busca da obtenção de insights, comumente tomadas como premissas clínicas raramente questionadas na constituição do pensar clínico do psicanalista.

Palavras-chave : interpretação tradutiva; declínio da interpretação; intervenção minimalista; repetição; diferença; psicanálise contemporânea.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons