SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue3Intimacy: the drama and the beauty in the match and mismatch with the other personIntimacy: the tank in the bedroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

SALOMONSSON, Björn  and  SALOMONSSON, Majlis Winberg. Intimidade impedida e estabelecida: acompanhando uma menina desde a primeira infância até a psicoterapia infantil.Translated byImyra Bardelotti. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.3, pp. 133-150. ISSN 0486-641X.

O artigo é baseado em um único estudo de caso de uma mãe e sua filha, dos 5 meses aos 7 anos e meio desta. Elas participaram de um ensaio clínico aleatório durante o tratamento psicanalítico mãe-criança, o que incluiu um estudo de acompanhamento após 4 anos e meio. A menina fazia, então, psicoterapia infantil dos 6 aos 7 anos e meio. A mistura de contextos levou em conta entrevistas de pesquisa, gravações em vídeo das interações da dupla, outras avaliações, e anotações das sessões terapêuticas. Isto permitiu aos autores estabelecerem ligações conceituais entre as observações feitas por eles durante o início da infância da criança e o tratamento de uma neurose durante o período de latência, marcada por ansiedade, compulsões e prepotência. Eles argumentam que características de rispidez e imediatismo no relacionamento mãe-criança impediram o desenvolvimento da intimidade da menina. Com o propósito de compreender como tais aspectos do relacionamento se internalizaram na criança, os autores combinam várias fontes de dados das duas. O valor heurístico de cada é logicamente limitado e, deste modo, os autores defendem que são necessários tanto o entendimento psicanalítico quanto a pesquisa empírica para chegar-se a um entendimento mais profundo das relações entre influência externa e desenvolvimento interno.

Keywords : estudo longitudinal; ensaio clínico aleatório; apego; psicoterapia infantil.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License