SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número4A importância do pai na constituição da subjetividade: de Freud a Winnicott, em direção aos desafios das novas configurações familiares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

POSTERNAK, Leonardo. Agora eu era o rei: o anacronismo temporal da criança. Rev. bras. psicanál [online]. 2017, vol.51, n.4, pp. 125-140. ISSN 0486-641X.

O olhar pediátrico dirigido à criança contemporânea precisa ser menos incompleto e inocente. Nossa formação nos leva a ter um excesso de objetividade, situação paradoxal e perigosa, porque nossa tarefa se funda nas relações intersubjetivas. A criança tem que deixar o status de objeto de tutela para se constituir como um sujeito de desejo, de direito e de linguagem. Uma atenta escuta clínica torna-se uma ferramenta imprescindível na nossa clínica, acrescentada de um olhar atento e qualificado. A colaboração entre a pediatria e a psicanálise infantil é uma ponte a ser construída. A criança ganharia muito com isso porque acabariam as divergências promovidas pelos olhares diferentes dos observadores, apoiados por suas disciplinas específicas. Ela pode ser mais legível pelo que nos induz, exige e ensina.

Palavras-chave : anacronismo; atemporalidade; ética; liberdade; subjetivação; brincar; educação; patologização; medicalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License