SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 issue3Analytical listening as a recognition experience. Perspectives of Sandor Ferenczi and Jessica BenjaminThe pain not expressed in words, caused by sexual abuse and parental alienation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Revista Brasileira de Psicanálise

Print version ISSN 0486-641X

Abstract

MACHADO JR, Péricles Pinheiro  and  RIBEIRO, Marina Ferreira da Rosa. A linguagem perdida das gruas. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.3, pp. 59-74. ISSN 0486-641X.

Neste ensaio discutimos a concepção de linguagem de sobrevivência para designar o modo de comunicação singular e solitário que uma pessoa produz para dar conta de turbulências emocionais vividas em estado de desamparo. Partimos de uma discussão sobre os limites da linguagem como fenômeno paradoxalmente impessoal e interpessoal, que introduz no campo analítico uma dialética fundamental para engendrar com cada analisando uma linguagem de reconhecimento capaz de veicular a intimidade da experiência. Para isso, propomos um diálogo com textos de Christopher Bollas, Pérsio Nogueira e Thomas Ogden acerca das possibilidades da comunicação analítica nos limites próprios das formulações verbais.

Keywords : linguagem; comunicação; singularidade; reconhecimento; interpretação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License