SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número3Entre cabanas e refúgios: o sonhar da analista como ponte entre o estranho e o familiarA pesquisa psicanalítica e a criação de dispositivos clínicos para a construção de políticas públicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MIODOWNIK, Bernard. Narrativas da contratransferência: o continente chiaroscuro do psicanalista. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.3, pp. 181-198. ISSN 0486-641X.

A psicanálise e a literatura têm estabelecido uma frutífera parceria desde as origens do movimento psicanalítico. No entanto, a presença marcante da psicanálise na cultura não corresponde a um número significativo de obras literárias em que a psicanálise e os psicanalistas são personagens. Neste artigo, destacam-se algumas obras que apresentam formas específicas de trabalho do psicanalista, mais propriamente a maneira como as suas emoções e o seu mundo interno participam do processo psicanalítico. A partir daí, discute-se a complexidade de lidar com a contratransferência em abordagens diferentes da técnica. As diversas narrativas da contratransferência compõem o que se chama de continente chiaroscuro do psicanalista, no qual a técnica da pintura renascentista serve como metáfora do que se revela e do que se oculta, numa alternância de luz e sombra, a respeito das questões emocionais do analista e de como repercutem no processo analítico. Com base em duas obras literárias que mostram dificuldades contratransferenciais, faz-se uma correspondência com duas situações clínicas ilustrativas.

Palavras-chave : psicanálise e literatura; narrativas; contratransferência; pessoa do analista; romance familiar.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License