SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.53 número4Suicídio e filosofia: a questão da morte de siMacro e micro-olhares na prevenção do suicídio: um aprendizado de mão dupla índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

MARQUETTI, Fernanda Cristina. Um suicídio enlaçado pelo esquecimento. Rev. bras. psicanál [online]. 2019, vol.53, n.4, pp. 175-191. ISSN 0486-641X.

Neste artigo, abordamos como o evento do suicídio foi imerso no discurso médico na sociedade contemporânea. Discutimos como algumas técnicas, protocolos e instrumentos não permitem que outras formas de compreensão do evento possam emergir. Nosso objetivo foi analisar de que maneira esse discurso hegemônico isolou o suicídio e o pôs num estado de confinamento através de categorias médicas. Também, consideramos como as narrativas dos sujeitos envolvidos se tornam subordinadas às concepções do discurso médico. Salientamos a falta de escuta aos sujeitos envolvidos nos eventos suicidas, sejam eles familiares ou os próprios indivíduos que tentaram o suicídio. Discutimos um caso emblemático, inserido numa demanda geral sobre esse tema. Apontamos algumas possibilidades de escuta do sujeito com tentativa de suicídio mesmo quando a narrativa se mostra desconexa ou obstruída. Nessa etapa nos inspiramos nos referenciais da teoria psicanalítica.

Palavras-chave : suicídio; tentativa de suicídio; memória.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License