SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1O umbigo da língua no Moisés de FreudA falta que Bion faz: considerações sobre as relações de objeto e a intersubjetividade nas teorias psicanalíticas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

BOIANOVSKY, Daniela. Mais uma vez, por que a guerra?: why war?. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.1, pp. 147-155. ISSN 0486-641X.

A partir da correspondência entre Einstein e Freud, publicada com o título "Por que a guerra?", e em especial da leitura de textos que estão na gênese da carta-resposta freudiana, neste trabalho sugerimos a hipótese de que o primeiro desafio de nosso psiquismo seja o de ir além de um princípio no ódio, que seria fundado na experiência de desamparo trazida pelo nascimento, e reproduzido em experiências futuras de castração. A capacidade de lidar com a falta, com a insatisfação dos próprios impulsos, será determinante na estruturação do psiquismo, na elaboração da castração e inscrição da interdição edípica, assim como no reconhecimento da alteridade e da lei. A recusa da realidade da castração poderá levar ao cenário de atuação do ódio, da intolerância às diferenças, do predomínio da pulsão de morte, tão presente nos dias atuais. Sob o eco da angústia de Freud, concluímos com o convite de ouvir o adoecimento de nossa sociedade e, quem sabe, através do fortalecimento da pulsão de vida e de seu potencial integrador, criar alternativas ao labirinto de ódio e morte a que nossa destrutividade nos levou.

Palavras-chave : pulsão; castração; impulsos destrutivos; triangulação edípica; perversidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License