SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número1A falta que Bion faz: considerações sobre as relações de objeto e a intersubjetividade nas teorias psicanalíticasO estranho Inhotim: psicanálise a céu aberto índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

VALE, Keyla Carolina Perim  e  BORGES, Luana Silva. De baratas a cupins: literatura e figurabilidade. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.1, pp. 171-185. ISSN 0486-641X.

Este trabalho objetiva apresentar a figurabilidade como recurso à técnica psicanalítica. A análise da construção imagética do conto "A quinta história", de Clarice Lispector, possibilita uma analogia às imagens e sinestesias que ocorrem no consultório de psicanálise com uma paciente de quase 100 anos, aqui chamada de Dona Menina. Os recortes das sessões de análise, permeadas de figurabilidade, mostram como a analisanda diz de seu de-dentro, numa luta para vivificar-se, mesmo em idade avançada. Neste artigo, literatura e psicanálise se encontram na tentativa de palavrear sobre o inominável das angústias e das gentes. O escopo teórico utilizado foi Grotstein, Ogden e Gutfreind, entre outros autores.

Palavras-chave : figurabilidade; clínica; literatura.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License