SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número3As múltiplas pandemias englobadas na pandemiaCasais para casais: a coterapia como ação interpretativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

NOGUEIRA, Tiago Sanches. Desesperar, jamais: algumas reflexões sobre o trabalho clínico-psicanalítico durante a pandemia. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.3, pp. 118-133. ISSN 0486-641X.

RESUMO Apresentamos algumas reflexões sobre o trabalho clínico realizado durante a primeira fase da pandemia de covid-19 no Brasil. Constatamos que a chegada do vírus deflagrou um inesperado que nos colocou em estado de espera. A permanência nesse estado de espera remonta à des-espera, estado no qual o sujeito imerge na obscuridade de uma zona de exclusão figurada pelo intervalo entre o passado e aquilo que ele é no que projeta. Se tomarmos esse des-esperar como marca do sofrimento singular produzido pela impossibilidade de esperar a espera, constataremos que há certas especificidades a serem consideradas nos tratamentos que dirigimos neste período de pandemia. Assim, fazemos algumas considerações sobre os efeitos da fratura espaçotemporal causada pelo acontecimento-pandemia, estabelecendo ao final algumas diretrizes para o manejo do traumático que possa vir a emergir em nosso trabalho clínico neste momento delicado.

Palavras-chave : psicanálise; pandemia; acontecimento; traumático; desesperar.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License