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Revista Brasileira de Psicanálise

versão impressa ISSN 0486-641X

Resumo

GOMES, Mário César Coelho  e  MALISKA, Maurício Eugênio. A voz no limiar entre a carne e a palavra no teatro de Valère Novarina. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.3, pp. 167-176. ISSN 0486-641X.

RESUMO Este artigo tenta fazer uma aproximação entre o teatro de Valère Novarina e a psicanálise lacaniana através da abordagem do objeto voz. No teatro de Novarina, vemos uma profusão da palavra no intuito de extrair não o seu sentido, mas a sua voz, como um pedaço de corpo que é lançado no espaço cênico. Na psicanálise, a voz desponta não como um veículo ou um instrumento da palavra, mas como aquilo que se subtrai dela na constituição do sujeito e permanece enquanto resto. O resto vocálico é o que retorna à cena, seja no teatro do dramaturgo francês, seja na própria sessão analítica, como um real do corpo que insiste em transmitir algo para além do sentido. Dessa forma, o objeto voz é o pivô dessa aproximação justamente por ser o inexorável do sujeito, a libra de carne que o sujeito perde para se constituir e retorna para o palco da vida numa insistente presença.

Palavras-chave : voz; palavra; teatro de Novarina; psicanálise.

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