SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.54 número4La fuerza de atracción a ser de la masa: comentarios sobre el artículo "Lo assintótico" de Pierre FédidaLos ideales y el narcisismo trófico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Revista Brasileira de Psicanálise

versión impresa ISSN 0486-641X

Resumen

DANTAS JR, Alirio Torres. Os ideais e a desilusão: a função das utopias. Rev. bras. psicanál [online]. 2020, vol.54, n.4, pp. 73-81. ISSN 0486-641X.

RESUMO O artigo defende que os ideais são instâncias psíquicas inexistentes e irrealizáveis. São herdeiros do Édipo e se originam da economia narcísica, estando ligados às nossas identificações. Nascidos das nossas desilusões, eles dão suporte à transformação delas em fantasias e ilusões de prazer que sustentam o ego diante das suas limitações. O homem contemporâneo vive entre seus desejos e idealizações e as limitações de sua existência. O ego e seu ideal são separados por uma distância maior. Utopias desempenham uma função análoga à dos sonhos, quando permitem a elaboração da experiência. E desempenham outra função, semelhante à do ideal do ego, porque sustentam uma identificação idealizada que nos permite investir novamente no mundo das coisas. Esses ideais nos trazem esperança para lidar com os sentimentos de desilusão.

Palabras clave : ideal do ego; utopia; sonhos; elaboração; desilusão.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License