SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 número1O envelhecimento, a doença de Alzheimer e as contribuições do Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI)Avaliação neuropsicológica efetiva da função executiva. Proposta de compilação de provas neuropsicológicas para a avaliação do funcionamento executivo. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Cuadernos de neuropsicología

versão On-line ISSN 0718-4123

Resumo

MANO, Silvia Anahí de la. A Psicofarmacologia na formação e prática do psicólogo. Cuad. neuropsicol. [online]. 2010, vol.4, n.1, pp. 43-61. ISSN 0718-4123.

O objetivo central da presente investigação foi estudar a avaliação que os psicólogos, na sua prática Professional, fazem da psicofarmacología e da psicofarmacoterapia. Para esse propósito se utilizou uma mostra constituída por trinta psicólogos, de ambos sexos. Todos os psicólogos entrevistados exercem sua prática profissional nas cidades de General Pico e Santa Rosa, estado de La Pampa. Os participantes completaram o questionário criado para satisfazer a finalidade do presente estudo. As respostas dadas ao questionário foram comparadas em torno a dois pontos fundamentais, a saber: a) orientação teórica e técnica subjacente à prática profissional, e b) instituição de graduação. Os resultados indicaram que existem valores estatisticamente significativos de relação entre as seguintes variáveis: 1) orientação teórica e técnica subjacente à prática profissional / opinião a respeito da psicofarmacoterapia; 2) orientação teórica e técnica subjacente à prática profissional / sexo do entrevistado, y; 3) orientação teórica e técnica subjacente à prática profissional / opinião sobre a atualização profissional em matéria de psicofarmacologia.

Palavras-chave : Psicofarmacologia; Psicofarmacoterapia; Formação universitária de psicólogos na Argentina.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )