SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número24A escrita do caso e a ressignificação da experiência de estágioEstresse e resiliência em doença de Chagas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

THIERS, Valéria de Oliveira  e  CAPOVILLA, Fernando César. Julgamento de translucência em sistemas de comunicação alternativa e suplementar por universitários. Aletheia [online]. 2006, n.24, pp. 49-56. ISSN 1413-0394.

O estudo descreve o julgamento da translucência relativa de substantivos, verbos e modificadores em quatro Sistemas de Comunicação Alternativa e Suplementar (Bliss, PIC, PCS e ImagoAnaVox) por meio do emprego de um software (Sonda) que apresentava os símbolos e registrava a pontuação atribuída, o tempo de julgamento, e o número de repetições demandadas. O experimento foi conduzido com universitários ingênuos aos símbolos dos sistemas de comunicação, que julgaram os substantivos como mais icônicos do que os verbos, e estes mais icônicos do que modificadores, o que sugere efeito de categoria gramatical sob a imageabilidade; além disso, entre os Sistemas de Comunicação Alternativa e Suplementar, símbolos Bliss foram julgados como menos icônicos.

Palavras-chave : Iconicidade; Translucência; Sistemas de comunicação alternativa e suplementar.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License