SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
 número27Um estudo prospectivo sobre o estresse cotidiano na 1ª sérieImagem corporal em crianças institucionalizadas e em crianças não institucionalizadas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Aletheia

versão impressa ISSN 1413-0394

Resumo

SANTOS, Ivanilza Etelvina dos  e  DIAS, Cristina Maria de Souza Brito. Homem idoso: vivência de papéis desempenhados ao longo do ciclo vital da família. Aletheia [online]. 2008, n.27, pp. 98-110. ISSN 1413-0394.

A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a vivência de papéis desempenhados por idosos durante o Ciclo de Vida Familiar. Participaram 12 homens, sendo que seis pertenciam ao Grupo Reviver, da Universidade Aberta à terceira idade, de uma faculdade situada em Paulo Afonso; e seis não participavam do referido projeto. Todos os participantes são da camada média e moradores da área urbana. Eles foram entrevistados individualmente, tendo sido as entrevistas analisadas a partir dos seguintes temas: fase de aquisição, criação e desenvolvimento dos filhos, saída dos filhos de casa, fase última, percepção do tratamento dispensado ao idoso ao longo do tempo e o que gostaria de mudar em sua vida. Pode-se concluir que os idosos que fazem parte do Grupo Reviver mostraram-se mais otimistas, com planos para o futuro e vida social ativa, o que não ocorreu com o outro grupo. Espera-se que este trabalho possa contribuir para os profissionais que lidam com as questões da velhice e da família.

Palavras-chave : Idoso; Família; Teoria do Ciclo Vital da Família.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License