SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Dificuldades de utilização do preservativo masculino entre homens e mulheres: uma experiência de rodas de conversaO cuidado à saúde de pessoas em situação de rua: possibilidades e desafios índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos de Psicologia (Natal)

versão impressa ISSN 1413-294Xversão On-line ISSN 1678-4669

Resumo

MUNOZ, Claudio Baradit  e  FERNANDEZ, Elaine Magalhães Costa. Modos de subjetivação de mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) do contexto rural da Zona da Mata Pernambucana. Estud. psicol. (Natal) [online]. 2019, vol.24, n.1, pp. 32-41. ISSN 1413-294X.  http://dx.doi.org/10.22491/1678-4669.20190004.

Este artigo apresenta as conclusões de uma pesquisa que interroga as repercussões de uma política pública brasileira de inclusão social nos modos de subjetivação de mulheres beneficiárias. A metodologia de base qualitativa consistiu na análise crítica do discurso obtido dos relatos de seis mulheres beneficiárias do Programa Bolsa Família (PBF) habitantes do contexto rural da Zona da Mata de Pernambuco. A fundamentação teórica privilegia o enfoque da governamentalidade e as críticas feministas ao PBF. Os resultados obtidos confirmam que normas sociais são incorporadas nas subjetividades das mulheres enquanto "mães pobres lutadoras". Concluiu-se que o PBF exerce uma função reforçadora de modos de subjetivação hegemônicos da sociedade neoliberal. Apesar das vantagens e mudanças produzidas pelo PBF, as mulheres beneficiárias enfrentam uma situação de inclusão social fragilizada, condição característica da pobreza nas sociedades capitalistas.

Palavras-chave : pobreza; programa bolsa família (PBF); governamentalidade; mulher; ruralidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License